Ação vai oferecer exames de graça para prevenção de doenças renais e acontece na sede do IDR
É focado na prevenção e no diagnóstico precoce de doenças no rim e no estímulo à atenção básica à saúde renal, que o Instituto do Rim de Itaberaba (IDR) realiza, de forma gratuita, ação preventiva e de conscientização da doença renal. Alusivo ao Dia Mundial do Rim, comemorado na segunda quinta-feira de março, o evento acontece nesta quinta-feira (14), das 8h às 12h, no IDR, localizado na Avenida Ruy Barbosa, Nº 1300, no Bairro Escurinha.
Dentre os serviços prestados, estão a aferição da pressão arterial e verificação de glicemia capilar. O participante com histórico familiar e fatores de risco pode passar pelo exame de dosagem de creatinina – um dos principais exames para a investigação de doenças renais. Aberto ao público geral, o interessado em participar da ação deve dispor de documentos pessoais como RG, CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com atendimento 100% pelo SUS, o IDR é referência no tratamento de doenças renais e atua há 10 anos no município de Itaberaba. O instituto oferece os serviços de hemodiálise e consulta nefrológica e tem em seu quadro 54 colaboradores que atendem 171 pacientes, oriundos de 16 municípios baianos.
Sobre Doenças Renais
De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), as doenças que afetam o sistema renal atingem hoje no Brasil mais de 10 milhões de pessoas. Pacientes com enfermidades como diabetes e hipertensão arterial possuem fatores de risco para o desenvolvimento da Doença Crônica Renal (DCR).
Ainda segundo SBN, no mês de março, especialmente por conta do Dia Mundial do Rim, são intensificadas as campanhas de prevenção e diagnóstico de doenças renais. Desta forma, o IDR objetiva com a ação ampliar o direito do diagnóstico para todas as pessoas.
Como prevenir
– Controlar a diabetes e a hipertensão arterial
– Beber água
– Controlar o peso
– Conhecer o histórico de doenças familiares
– Ter uma dieta balanceada
– Fazer exercícios físico
– Não fazer o uso de medicação sem prescrição médica
– Realizar check-up anual
Fonte: Ministério da Saúde
SERVIÇO:
O Quê: Evento de prevenção e conscientização das doenças renais
Onde: Avenida Ruy Barbosa, N°1300, Escurinha, Itaberaba/BA
Quando: Quinta-feira (14/03), das 8h às 12h


