Mais de 400 profissionais foram contemplados com a ação, realizada em parceria com a Essilor Luxottica
Servidores da educação de Umburanas (BA) foram contemplados com o Projeto de Doação de Óculos realizado pela ENGIE Brasil Energia, líder em energia renovável no Brasil, em parceira com a Essilor Luxottica, líder global no design, fabricação e distribuição de lentes oftálmicas, armações e óculos de sol.
Em sua 2ª edição, a ação beneficiou mais de 400 profissionais através do programa “Parcerias do Bem”, que tem como objetivo conectar empresas que compartilham os mesmos propósitos para multiplicar o resultado de suas ações, em prol das comunidades em que atuam.
O projeto de saúde oftalmológica contemplou 406 exames completos, além do fornecimento de 371 lentes corretivas com armação. “Manter em dia os cuidados com a saúde visual ajuda a prevenir doenças oculares, detectar problemas precocemente e garantir uma visão nítida por muitos anos. Então, poder contribuir com a prevenção, saúde e bem-estar desses profissionais nos deixa muito felizes”, destaca a gerente de Responsabilidade Social da ENGIE, Luciane Pedro.
Para a professora Eliana Pereira, o resultado positivo da primeira edição do projeto, realizado no segundo semestre do ano passado e que beneficiou os alunos, mostra a importância e o sucesso da iniciativa. “Uma visão saudável afeta nossa capacidade de realizar tarefas diárias, como ler, trabalhar e interagir com o ambiente. Então, enxergar bem garante qualidade de vida e esse projeto belíssimo contribui diretamente para isso”, afirma Eliana.
Segundo o censo de 2019 do IBGE, no Brasil, cerca de 35 milhões de pessoas apresentam algum tipo de problema na visão, mas a desigualdade socioeconômica do País impede que o tratamento chegue a toda a população. É o caso do município de Umburanas, que de acordo com a merendeira Elieide Pereira não disponibiliza consultas oftalmológicas na rede pública.
“Aqui na cidade se quisermos fazer uma consulta de vista precisamos pagar e o custo é bem alto, o que para maioria fica inviável investir. Então, estou muito feliz com a oportunidade que o projeto está me dando de cuidar da saúde e ter a oportunidade de enxergar melhor”, comemora Elieide.
Primeira Edição do Projeto
A primeira edição do projeto de Doção de Óculos aconteceu em 2022 e beneficiou os estudantes da rede pública municipal de Umburanas, além de moradores das comunidades de Campo Largo e Alegre, em Sento Sé. Durante a ação, 800 lentes corretivas com armação foram entregues aos participantes.