A promessa foi reiterada em reunião de Lira com a diretoria da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) na manhã desta segunda-feira, 2
Por Isadora Duarte e Iander Porcella
A bancada do agronegócio avançou no compromisso com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), em apoiar o seu candidato para a sucessão na Casa. A promessa foi reiterada em reunião de Lira com a diretoria da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) na manhã desta segunda-feira, 2. Ainda não há, contudo, um acordo fechado porque a FPA aguarda a definição do escolhido pelo deputado alagoano para apresentação da pauta da bancada e aval ao nome.
Lira pediu “paciência” à FPA. “Nesta semana, ele deve dizer quem será o candidato dele e apresentará o candidato definido”, disse o presidente da FPA, deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), ao Broadcast. “Falamos que queremos um candidato independente do governo”, acrescentou.
Os principais candidatos à sucessão de Lira são o líder do PSD, Antonio Brito (BA), o primeiro-vice-presidente da Câmara, Marcos Pereira (Republicanos-SP), e o líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), considerado o favorito de Lira. A tendência é que o atual mandatário escolha entre estes três nomes. A avaliação interna da bancada do agro é que os três principais candidatos não são assíduos na agenda da frente, mas já demonstraram apoio e “sensibilidade” às pautas do agro.
Lira busca firmar consenso com seu grupo político para evitar dissidências internas. Ele também já consultou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sobre os nomes.
Fonte: Agência Estado/Foto: REUTERS/Adriano Machado