Ação acontece no “Dia Mundial de Luta contra a Aids”; Doença tem crescido e há a preocupação da detecção de pacientes assintomáticos
Por Mariana Brasileiro
A Prefeitura de Jacobina (PMJ), por meio da Secretaria Municipal da Saúde, do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e do Serviço de Assistência Especializada (SAE), realizou nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, ações alusivas ao “Dia Mundial de Luta contra a Aids” e a “Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmitidas”. A ação aconteceu na Praça Rio Branco, no Centro da cidade.
Durante os dois dias foram atendidas 130 pessoas e realizados 520 testes rápidos para detecção do vírus HIV, Sífilis e da Hepatite B e C. Em caso de eventuais testes positivos, o paciente é encaminhado ao atendimento de saúde necessário, pelo CTA/SAE, que é o serviço responsável por dar assistência aos portadores do vírus HIV.
A coordenação do Centro de Testagem e Aconselhamento aponta a necessidade da população participar da realização dos testes e orienta sobre o dever de autocuidado e prevenção. “Tendo em vista a quantidade de novos casos de HIV, que estamos recebendo em Jacobina, existe uma preocupação muito grande da gente captar os portadores de HIV, que são assintomáticos. Assim, convidamos toda a população a fazer a testagem e evitar a transmissão do vírus. Nossa equipe está capacitada para atender a demanda”, pontua a Ana Carla, coordenadora do CTA/SAE.
Sobre o HIV
HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.
Ter o HIV não é a mesma coisa que ter aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.
Fonte: Ministério da Saúde


