Dia da Imprensa: Jacobina FM realiza café para colaboradores

Evento contou com a participação de radialistas, administração e equipe de apoio
Por Rafhael Nobre
Em celebração ao Dia da Imprensa, a Rádio Jacobina FM realizou nesta quarta-feira (01), um café da manhã para os seus colaboradores. O evento contou com a presença de repórteres, âncoras, colaboradores do setor administrativo e de apoio da emissora, além da equipe do site e TV Augusto Urgente.
De acordo com o diretor administrativo da Jacobina FM, Laedson Almeida, “Pirulito”, é impossível imaginar o mundo sem a imprensa livre e sua pluralidade. “A imprensa tem o papel de levar informação, notícia e entretenimento, dando vez e voz à população. Nós da Jacobina FM seguimos nesta missão de levar o melhor conteúdo com ética e qualidade”, afirma.
A ideia do café da manhã foi proporcionar um clima de confraternização, em que os profissionais pudessem comemorar esta data que é tão importante para a continuidade do processo democrático.
Sobre a data
O dia da Imprensa era comemorado até 1999, no dia 10 de setembro, por ser a data da primeira circulação do jornal Gazeta do Rio de Janeiro, em 1808, periódico da Corte. Em 1999, a comemoração do Dia da Imprensa mudou e passou a ser celebrado no dia 1º de junho, data em que começou a circular o jornal Correio Braziliense, fundado por Hipólito José da Costa.
Este periódico iniciou suas publicações em 1808, em Londres, na Inglaterra, já que qualquer divulgação da imprensa era proibida neste período. O jornal, considerado clandestino, se tornou conhecido por ser crítico ao Governo Imperial brasileiro, especialmente à família Bragança, com ideias que defendiam o iluminismo, a liberdade de imprensa, o fim da Inquisição e da escravidão, além da instituição de uma monarquia constitucional, o que só existia na Inglaterra.
Imagem: Augusto Urgente