Gasolina em Salvador chega a custar a R$ 6,69 segundo pesquisa
Feira de Santana é o município onde a gasolina é encontrada mais barata na Bahia
Por Larissa Nunes
Uma pesquisa realizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em 14 municípios baianos incluindo Salvador, aponta que atualmente o preço mínimo da gasolina comum na capital custa R$ 5,95 o litro. No entanto, o valor máximo do combustível em alguns postos chega a valer R$ 6,69.
Diante da pesquisa, a cidade de Feira de Santana é o município onde a gasolina é encontrada mais barata na Bahia custando R$ 5,75, seguido de Camaçari que custa R$ 5,85; tendo o litro da gasolina mais cara no estado encontra-se na cidade de Juazeiro com o combustível vendido a R$ 6,89.
De acordo com o Sindicombustíveis Bahia, só neste ano o valor da gasolina sofreu 14 reajustes anunciados pela Petrobras, tendo o seu último anunciado no dia 8 de outubro quando o litro nas refinarias passou de R$ 2,75 para R$ 2,95; resultando um reajuste de 7,16%.
Para o serralheiro Jurandir Mendes, os aumentos desenfreados nos combustíveis acabam lesionando o orçamento das famílias e diz que a melhor forma é optar por ir a pé para determinados locais.
“Infelizmente não temos muito que o fazer a não ser deixar o carro em casa e ir a pé para alguns lugares. É um absurdo ver o preço da gasolina subindo a cada dia e afetando diversos brasileiros que dependem até mesmo do carro próprio para tirar o sustento de suas famílias.”
A composição do preço da gasolina é formada pelo preço exercido pela Petrobras nas refinarias, mais tributos federais (PIS/Pasep, Cofins e Cide) e estadual (ICMS), além do custo de distribuição e revenda.
O repasse dos reajustes nas refinarias aos consumidores finais nos postos não é garantido, dependendo de uma série de questões, como margem da distribuição e revenda, impostos e adição obrigatória de etanol anidro e biodiesel.
Além de impostos (ICMS, PIS/Pasep e Cofins, e Cide), a diferença entre os preços das refinarias para o preço cobrado do consumidor sofre influência dos lucros do produtor ou importador, custo do etanol anidro (no caso da gasolina) e do biodiesel (no caso do diesel) e margens do distribuidor e revendedor.
Tribuna/Foto: Romildo de Jesus